COMO CADASTRAR UM PLANEJAMENTO BIMESTRAL UNIFICADO DO POLIVALENTE NA PLATAFORMA INFOEDUC
INTRODUÇÃO
Neste tutorial, explicaremos, passo a passo, como cadastrar um Planejamento Bimestral unificado do polivalente em nossa Plataforma. Nosso objetivo é descomplicar a sua rotina de trabalho e otimizar o seu tempo nessa etapa do trabalho docente.
PASSO A PASSO
Já logado na Plataforma, selecione no painel inicial Planejamentos, na barra superior da tela.
Logo em seguida, em Cadastrar Planejamento.
Após selecionar esta opção, você será redirecionado à página de cadastro de Planejamento.
Nessa página, você irá adicionar os primeiros dados do seu planejamento bimestral, os dados básicos, os quais são basicamente os dados de identificação do seu planejamento.
Na primeira caixa informativa, diga o título do seu planejamento bimestral referente ao polivalente.
Em Escola, selecione o nome da sua instituição de ensino.
Ao lado da opção anterior, clique em Turma e escolha a respectiva turma polivalente que deseja realizar o cadastro do planejamento bimestral.
OBS.: aqui irão aparecer todas as turmas que a escola fez alocação a você professor.
Como a turma escolhida é referente ao polivalente e segue a logística do planejamento unificado, alguns campos serão preenchidos automaticamente sem precisar selecionar antes.
Como mostra na imagem a seguir, os campos em destaque.
No que tange, a Faixa Etária, não precisa ser selecionada, por ser destinada à Educação Infantil, logo fica inclicável para as demais etapas de escolaridade.
Seguindo os preenchimentos, informe a modalidade de ensino.
Depois, coloque o número de aulas correspondente a categoria do polivalente.
O próximo campo é opcional, só preencha se quiser.
Agora selecione o período letivo que o seu planejamento estará em vigência.
Por último, informe a data de início e a data de término do seu bimestre.
OBS.: A data de início é preenchida automaticamente pelo o sistema, inserindo a data atual. Porém, é possível fazer alterações nesta data.
Preenchido todos os dados dessa 1° Etapa, clique em Segundo passo, na parte inferior da tela, para ser direcionado a 2° etapa.
Ao fazer isso, será direcionado a uma nova página, a qual irá adicionar os dados da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Dito isso, clique no botão Adicionar dado BNCC.
Após ter clicado no botão Adicionar dados BNCC, aparecerá uma tela para selecionar os componentes curriculares.
Feito a seleção, você poderá informar as informações da BNCC por componente curricular. Essas, por sua vez, devem ser selecionadas de forma hierárquica, funcionando na forma de filtro. No caso dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, primeiro selecione Eixo, depois Unidades temáticas, posteriormente Objetos do conhecimento e finalize selecionando as habilidades correspondentes aos filtros selecionados anteriormente.
Dada essas observações, preencha todos dados solicitados. Primeiro, em Eixo, selecione apenas um item.
Seguindo a ordem, vá para Unidades temáticas, e escolha uma das opções disponíveis, todas relacionadas com o eixo selecionado anteriormente.
Seguindo a ordem, vá para Objetos do conhecimento e escolha uma das opções disponíveis, todas relacionadas com as suas unidades temáticas, selecionada anteriormente.
Para finalizar, seguindo a hierarquia, selecione as Habilidades correspondentes aos itens pré-selecionados anteriormente. Obs.: você pode selecionar mais de uma habilidade.
Depois é só clicar em Adicionar.
E ficará listado como mostra a imagem abaixo. Podendo ver visualizado os itens escolhidos, pelo .
No que tange às demais disciplinas da Base, primeiro deve selecionar uma Unidade Temática, que por sua vez será necessário selecionar um Objeto de Conhecimento e, por fim, selecionar as habilidades (OBS.: é possível selecionar mais de uma habilidade).
Veja:
Seguindo a ordem hierárquica, primeiro selecione ou busque a Unidade temática, escolha uma das opções disponíveis. Todas relacionadas com o seu componente curricular, previamente selecionado por você (o exemplo que está sendo utilizado é o correspondente ao de matemática).
Seguindo a ordem, vá para Objetos do conhecimento e escolha ou busque uma das opções disponíveis, todas relacionadas com a sua unidade temática, selecionada anteriormente.
Pronto! Feche a tela e veja o item listado, junto ao que foi adicionado anteriormente.
Esse processo de inclusão dos dados da BNCC é feito com todas as disciplinas que compõem a Base, seguindo essa logística apresentada anteriormente. E deve ser repetido o processo até que sejam adicionadas todas as informações da BNCC que serão usadas ao longo do período letivo selecionado.
No que tange às disciplinas da parte diversificada, segue a logística a seguir.
Observe que os dados das disciplinas da parte diversificada podem ser adicionados manualmente, sem precisar selecionar. Justamente por ser algo particular e atender a uma demanda regional.
Nesses campos, você pode digitar dentro ou colar as informações que deseja inserir, correspondente ao componente curricular diversificado.
Adicionado as informações, clique em Adicionar para finalizar.
Logo em seguida aparecerá a mensagem de sucesso no canto superior da sua tela ao lado direito.
Feche a tela de lançamento e visualize na listagem.
Ao finalizar a inserção dos dados da BNCC, dos componentes curriculares e da parte diversificada, é só clicar no botão Terceiro Passo.
Após clicar no botão em referência acima, você será direcionado para a página de finalização do Cadastro do Planejamento unificado do polivalente.
Comece adicionando os procedimentos metodológicos que serão utilizados no período em que esse planejamento estará em uso. Na caixa de texto, será possível digitar a metodologia ou colar de um documento e copiar dentro desta caixa de texto.
Logo abaixo, na opção Referências, a Plataforma dá opções de referências prontas, podendo ser escolhida por você ou digite outra referência utilizada para a elaboração do planejamento e dê um enter. Este campo possui múltiplas seleções, sendo possível adicionar mais de uma referência.
Ao lado, em Recursos Materiais, escolha quais irá utilizar. Você tem a opção de escolher mais de um material e digitar fazendo o mesmo procedimento da referência.
Por fim, selecione o tipo de Avaliação que será usado ao longo do ano letivo. É permitido selecionar mais de um tipo de avaliação. Além disso, o sistema permite que o professor(a) digite a forma de avaliação que melhor aprouver.
Etapas realizadas com sucesso, agora é só clicar em Gerar planejamento.
Logo em seguida aparecerá a mensagem de sucesso.
Pronto! Agora, na sua listagem de Planejamento, você poderá verificar todos os planejamentos cadastrados.
CONCLUSÃO
Este InfoTutorial objetivou, de forma bem prática, demonstrar como o professor(a) pode criar um Planejamento unificado bimestral referente ao polivalente, na Plataforma InfoEduc. Assim, foi possível esclarecer possíveis dúvidas e evitar contratempos.